sexta-feira, 5 de setembro de 2008

EDITORIAL

O ano de 2008 é marcado por uma série de acontecimentos de suma relevância, tais quais como a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa, centenário do grande Machado de Assis, Olimpíadas em Pequim e assuntos geopolíticos como conflito entre Geórgia e Russa. E é neste ano de tantos acontecimentos e datas fechadas que lançamos o “Letras do Mato Grosso do Sul”, jornal de mesma linhagem que o já conhecido “Jornadas Culturais”.

Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.
Jornalista, cronista, contista, romancista, poeta e teatrólogo, Joaquim Maria de Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, cidade onde também faleceu, em 29 de setembro de 1908. Filho de um operário e uma dona de casa, perdeu a mãe muito cedo e, como não teve condições de realizar estudos regulares, foi um autodidata. É o fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo sido seu primeiro presidente, cargo que ocupou por mais de dez anos.
A crise na região do Cáucaso começou quando a Geórgia decidiu impor a força na região separatista da Ossétia do sul e a Rússia contra-atacou invadindo o território georgiano.
O Letras do Mato Grosso do Sul é inaugurado no dia 5 de setembro durante a estada de Agenor Bevilaqua na cidade de Campo Grande, capital do estado.
Convido a todos que desejarem a se sentirem à vontade para escrever seus próprios textos críticos sobre os mais variados assuntos, os quais poderão ser incluídos nos próximos números.

Nenhum comentário: