sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A INDEPENDÊNCIA


Heidy Saori

Sabe-se que o processo que resultou na emancipação política do Brasil em relação ao reino português é denominado Independência do Brasil, datada de 7 de setembro de 1822 quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro I , bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!".
Entretanto, cabe aqui uma análise menos ingênua de um processo que foi, na verdade, um “arranjo político”. Tal independência não representou uma ruptura com o passado colonial. A nossa autonomia não foi fundamentada por uma base econômica sólida, uma vez que deixamos de ser dominados por portugueses e caímos nas graças dos ingleses.
O primeiro país a reconhecer a nossa independência foram os Estados Unidos, em 1824. Portugal só a reconheceu em 1825 mediante o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o título de imperador honorário do Brasil para D. João VI. É fato que o Brasil não possuía tamanha quantia que lhe foi emprestada pela Inglaterra. Esta, em troca do reconhecimento da autonomia brasileira, obteve a renovação dos Tratados Comerciais de 1810 ( estabelecia a taxa de 15% para a importação de mercadorias inglesas) e a promessa de extinção do tráfico de escravos negros para o Brasil.
D. Pedro I foi Imperador durante o período conhecido por Primeiro Reinado. Sua abdicação ao trono ocorreu em 1831, quando retornou a Portugal. Os motivos foram vários: estava cada vez mais impopular uma vez que havia dissolvido a Assembléia Nacional Constituinte e outorgado a Constituição de 1824. Além disso, enfrentava desgastes com a Guerra da Cisplatina, uma vez que não conseguiu manter a Província da Cisplatina(Uruguai), anexada em 1817 no governo joanino, ao Brasil. A brigas entre portugueses e brasileiros eram muitas, culminando na famosa noite das garrafadas em que brasileiros revoltosos atacaram com pedras e garrafas uma festa destinada ao governante. Foi, na verdade, uma disputa entre os aliados do partido português - favoráveis ao imperador - e os liberais do partido brasileiro - opositores ao mesmo. Esse episódio teve importância primordial na crise política que resultaria na abdicação de D. Pedro I em 7 de abril.
D. Pedro deixou como herdeiro seu filho D. Pedro de Alcântara que contava com 5 anos. Dessa forma, o Brasil adentrou no Período Regencial, já que isso era o que a Constituição previa. D. Pedro I faleceu em 1834 e o jovem D.Pedro de Alcântara, com ajuda do partido Progressista, teve sua emancipação concedida e subiu ao trono em 1840, com apenas 14,5 anos. Iniciava-se o Segundo Reinado.

Nenhum comentário: